Blog dos Poetas

Zé do Caroço

de

Num serviço de auto-falante
No morro do pau da bandeira
Quem avisa é o Zé do Caroço:
Amanhã vai fazer alvoroço,
Alertando a favela inteira!

Ai! Como eu queria que fosse em Mangueira
Que existisse outro Zé do Caroço
Pra dizer de uma vez pra esse moço:
“Carnaval não é esse colosso…
Nossa escola é raiz, é madeira…”

Mas é morro do pau da bandeira
De uma Vila Isabel verdadeira
Que o Zé do Caroço trabalha,
Que o Zé do Caroço batalha
E que malha o preço da feira;

E na hora que a televisão brasileira
Destrói toda a gente com a sua novela,
É que o Zé bota a boca no mundo:
Ele faz um discurso profundo.
Ele quer ver o bem da favela.

Está nascendo um novo líder
No morro do pau da bandeira…
Está nascendo um novo líder
No morro do pau da bandeira…

(Seu Jorge cantando “Zé do Caroço”)

postado por em 03-09-2008
Compartilhar

12 Comentários para “Zé do Caroço”


  1. SERGIO SANTANNA disse:

    SEU JORGE, ZÉ DO CAROÇO E LECI BRANDÃO.

    HÁ ALGUMAS SEMANAS ACOMPANHEI NO CANAL BRASIL, ACHO QUE FOI AQUI, A INTERPRETAÇÃO BELÍSSIMA DE SEU JORGE, CUJA MÚSICA RETRATAVA O ZÉ DO CAROÇO. LOGO NOTEI A POPULARIDADE E A PROFUNDIDADE DA LETRA. ASPECTOS SIMPLES, DISTANTES DAS NOTÍCIAS DA MÍDIA, MAS QUE ME DEIXAVA ENCANTADO. PENSEI QUE A LETRA FOSSE DE JORGE, TALVEZ DE UMA PARCERIA COM ANA CAROLINA OU ELISA LUCINDA. NÃO! NAVEGANDO POR ESSE MAR DA INTERNET ENCONTREI A BELÍSSIMA POESIA INTERPRETADA POR SEU JORGE. “ZÉ DO CAROÇO” É UMA COMPOSIÇÃO DE LECI BRANDÃO. PREFERI ACREDITAR NA COMPETENCIA DE LECI E NÃO ME INTRIGAR COM AS FALSIDADES DA NET. LI A POESIA ALGUMAS VEZES E NÃO PARO DE ME ENCANTAR.


  2. Camila Maria disse:

    Leci Brandao, com arte popular -teu cheiro.

    Ao ouvir essa música ,pela primeira vez ,você leci cantando junto com Jorge Aragao ,Marquinhos Sata,e Alcione ,adorei mutio,mas me emocionou essa música,pelas palavras doces que a senhora tem colocado,a sonoridade, a sua suavidade para cantar.

    Ouço quase todo dia suas músicas,pois desde que a senhora fez show no sesc pompéia ,me interessei e mais e mais pelas suas músicas.E eu gsto da senhora muito.

    bEIJOS DE SUA FA CAMILA MARIA


  3. luke disse:

    EU GOSTARIA MTO DE SABER SE REALMENTE EXISTIU ESSE ZÉ DO CAROÇO E QEM FOI ELE…POR FAVOR SE ALGUEM SOUBER..ME MANDE UM E-MAIL FLANDO SOBRE ELE…PELO OQ EU OUVI FLA ELE TEM UMA HISTORIA FABULOSA NO NOSSO PAIS…POR FAVOR ME ENFORMEM DOBRE ISSU oBRIGADO


  4. marcolino disse:

    em alguns sambas carioca se fala de ze do caroco, um homem simples da comunidade morro dos macacos em vila izabel Rio de Janeiro informacáo do seu sobrinho celso mendes da silva o pita.


  5. Thalita disse:

    Oi,

    também estou procurando alguma referência sobre “Zé do caroço”. Sou professora e esse ano gostaríamos de fazer um projeto sobre a Vila Isabel, por conta da comemoração dos 100 anos de Noel Rosa, mas queríamos abordar a relação abolicionista do bairro também e a situação atual, por isso gostaria de utilizar essa música, mas não tenho nenhuma referência sobre ela. Quem puder me ajudar, peço que me escreva thalitagordon@hotmail.com


  6. Nega disse:

    Prezados, neste video de Leci Brandao cantando Zé do Caroco com Mariana Aydar, temos a explicação, da sambista, de quem foi Zé do Caroço:http://www.youtube.com/watch?v=Le9LsARwGe0

    Abracos,


  7. Sebastián disse:

    hola !! soy de Uruguay y amo la música de Brasil . también escuche nombrar a Zé do Caroço en algunas letras de temas (Seu Jorge , Grupo Revelaçao )y me gustaría saber quien era . bueno si pueden ayudarme con esta interrogante seria buenísimo. saludos y muchas gracias .


  8. ANDRÉ SANTANA disse:

    AMIGOS EU CONHECI PESSOALMENTE O ZÉ DO CAROÇO, ELE SI CHMAVA: JOSÉ MENDES DA SILVA, ERA UM SENHOR CHEIO DE CAROÇOS NOS COTOVELOS E NOS JOELHOS, ERA POLICIAL CIVIL APOSENTADO E TRABALHOU MUITO NA FEIRA VENDENDO BATIDA CASEIRA, ERA UMA PESSOA DEDICADA AS CAUSAS DA COMUNIDADE E RESOLVEU COLOCAR UM BOCA DE ALTO FALANTE NA LAJE DA SUA CASA NO MORRO DO PAU DA BANDEIRAONDE TINHA UMA TENDINHA/BAR, QUANDO TINHA ALGUMA NOTICIA IMPORTANTE NA COMUNIDADE O SR. ZÉ DO CAROÇO INFORMAVA A COMUNIDADE ATRAVÉS DO ALTO FALANTE, DEPOIS NA DÉCADA DE 80 ZÉ DO CAROÇO SE MUDOU DO MORRO DO MACACO E VEIO MORAR NA RUA CAÇAPAVA EM FRENTE A Nº255, NO GRAJAÚ, ERA COMPOSITOR E FAZIA TAMBÉM SAMBA COM MARTINHO DA VILA, GARGANTA DE FERRO, TIÃO GRAUNA NA VILA ISABEL, ZÉ DO CAROÇO MORREU NA DÉCADA DE 2000,NA ÉPOCA ELE MORAVA NA RUA VISCONDE DE SANTA ISABEL COM RUA PETROCOCHINO, ERA UM GRANDE AMIGO, ” O SAUDOSO ZÉ DO CAROÇO”.


  9. suzana disse:

    gostaria de saber a historia dessa musica…quem foi ze do caroço???


  10. Carlos Moraes disse:

    Estamos esperando a tanto tempo um lider justo e digno. Essa música acende a esperança.


  11. Sônia Maria disse:

    Também estou encantada a música “Zé do Caroço”. Ouvi pela 1a vez com Seu Jorge (gostei muito), depois, na voz de Mariana Aydar, ficou fantástico!


  12. Elton disse:

    Essa música é interessante porque fui saber há pouco tempo que fala de alguém real,não é um personagem fictício.E quando diz “carnaval não é esse colosso” noto a crítica,não ao carnaval em si,porque é uma manifestação cultural necessária(e quem fez essa letra acredito q reconhece isso e gosta do carnaval),mas ao que o povo,tanto do morro quanto do asfalto,trabalha tanto,dá tanto dinheiro e faz de tudo p/ a festa ficar glamurosa e p/ sua escola de samba ganhar a competição,e depois disso já tá tudo bem,e esquece de reivindicar,buscar e trabalhar em prol de uma melhor qualidade de vida(saúde,segurança,educação,etc).E daí vinha o Zé do Caroço,abrindo os olhos do povo p/ a realidade não tão bonita assim e integrar a comunidade p/ que ela busque mais justiça e igualdade social.Emocionante.

Deixe Seu Comentário